Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Factores explicativos do desenvolvimento

 

 

Factores explicativos do desenvolvimento


A hereditariedade e a maturação física

 

Piaget refere-se a mudanças biologicamente determinadas no desenvolvimento físico e neurológico que ocorrem de forma relativamente independente em relação às experiências.

 

A experiência

Por ela entende Piaget, não o simples registo passivo dos dados da experiência, mas sim a actividade do sujeito sobre os objectos – física e mental – que permite distingui-los e organizá-los. Através dessa actividade dá-se a formação de estruturas ou de esquemas que possibilitem a acção e a compreensão da realidade.

 

A transmissão social

 

Piaget refere-se ao processo através do qual somos influenciados, não pela nossa actividade própria, mas pelo contexto social, pela observação dos outros e pela educação.

 

A equilibração

 

Cada novo estádio define-se pelo surgimento de novos esquemas e estruturas ou de estruturas e esquemas mais complexos. A equilibração – conceito a explicitar no próximo ponto – assegura formas de equilíbrio cada vez mais estáveis na adaptação ao meio.

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo implica que a actividade do sujeito na interacção com o meio responda aos desequilíbrios cognitivos procurando atingir um estado de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, mecanismos de adaptação ao meio.

 

 

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